Manual do Pessegueiro

Manual de Cuidados para Bonsai de Pêssego e Nectarina

Introdução

Algumas espécies de bonsai de frutíferas, como o caso do pessegueiro e nectarineira, exigem alguns cuidados específicos quanto a poda e tratamentos fitossanitários, pois são plantas mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças.

Os principais fungos que atacam o pessegueiro são: Sarna do Pessegueiro, Furo de bala, Ferrugem, etc. As principais pragas que afetam o pessegueiro são: Cochonilha escama de farinha, pulgões e broca dos ponteiros (mariposa Oriental).

Como o interesse em cultivar estas frutíferas é muito grande, achamos conveniente repassar uma orientação de tratamento preventivo fitossanitário, para que estas plantas sempre permaneçam saudáveis e viçosas.

O tipo de poda e a época correta são imprescindíveis nestas espécies para que o bonsai forme frutos.

No caso de efetuar o tratamento, você deve tomar certos cuidados de proteção, utilizando luvas e máscaras descartáveis e evitar a presença de pessoas e animais durante a aplicação.

Tratamento de inverno e poda:

Em meados de Junho, cerca de 30 dias antes do florescimento, procure pulverizar sua árvore com fungicida a base de cobre, como calda bordalesa ou sulfato de cobre. Um produto comercial fácil de ser encontrado é o Calpick, utilizado na dosagem de 5g por litro de água.

Este tratamento elimina os principais fungos e cochonilhas da planta. Também previne e controla o possível ataque de cochonilhas escama de farinha, que são insetos que permanecem imóveis e grudados no tronco e nos ramos com aparência de pequenas escamas de cor branca. Estas pragas sugam a seiva da planta e causam muitas vezes a morte dos ramos e, em casos de ataque severo, a morte da planta.

A poda deverá ser feita da seguinte forma: após o florescimento, espere os ramos começarem a brotar folhas novas, desde a base até a ponta, para depois podar (encurtar o galho). Você deve encurtar o ramo deixando aproximadamente três brotos para trás, os quais no futuro irão ramificar em três novos ramos. Estes novos ramos são os que irão produzir frutos no próximo ano. Mas lembre-se, só efetue a poda para encurtar o ramo quando todos os brotos acordarem (começarem a emitir a nova brotação).

É fundamental encurtar o comprimento dos ramos (controlar o crescimento do bonsai) e desta forma preparar a brotação de novos ramos que irão frutificar no ano seguinte.
Elimine com a poda os galhos secos ou mal posicionados. No caso de corte de galhos mais grossos, o ideal é que se faça uma pasta com o fungicida e que se pincele no local do corte.

Início da floração do Pessegueiro. Formação do fruto (Pêssego). Formação do fruto (Nectarina).

Tratamento após a florada e durante a Primavera e Verão (fase de brotação e formação de frutos) e poda verde:

Após a florada, quando a planta começar a formar os frutos e saírem brotações de folha, pulverizar a cada 30 dias com uma solução de enxofre associado a um inseticida a base de Malation. O enxofre é um fungicida de baixa toxicidade que pode ser encontrado em floriculturas, agropecuárias e até em alguns supermercados, e pode vir na forma líquida ou em pó solúvel em água. Exemplo: Sulfure mais Malatol (dosagem vide bula). Essas pulverizações preventivas podem ser repetidas mensalmente, até meados de Outono.

Na fase de brotação e crescimento de ramos, caso surjam ramos muito vigorosos, verticais e compridos, você deve podar para reduzi-los, porém somente até o final do mês de Dezembro, pois a partir daí os ramos já começam a formar (diferenciar) as gemas que vão produzir frutos. O pêssego só produz em ramos formados no mesmo ano e na extremidade dos mesmos.

Estas dicas de poda e tratamentos fitossanitários também devem ser aplicados nas Nectarineiras e nas Ameixeiras.

Bonsai de Pêssego em plena frutificação. O exemplar acima pertence ao amigo e bonsaísta Ivson Filipak.

WhatsApp chat