História

A história da Bonsai do Campo, o maior viveiro de produção e comercialização de bonsai do Brasil

O Bonsai do Campo esta localizada na zona rural de Porto Amazonas, uma pequena cidade distante 80 km de Curitiba. Porto Amazonas é conhecida como Terra da Maça, pois é o segundo produtor da fruta no estado do Paraná. A convivência diária com grandes áreas de plantações, pomares, matas nativas e a exuberância do Rio Iguaçu, gerou o conceito do bonsai vindo diretamente da sua origem, ou seja, o “Bonsai do Campo”.

Tudo começou com as consultorias do Eng. agrônomo Carlos Tramujas no sentido de aprimorar o sistema de produção de plantas para pré-bonsai e bonsai já existente no Viveiro Belverede Plantas em Porto Amazonas. O setor de Bonsai da Belvedere naquele momento era administrado pelo também Agrônomo Edson Bruno Anderman. Essa parceria prosperou e os resultados superaram as expectativas.

Carlos Tramujas e Edson Bruno Anderman

No início de 2007, apesar do setor de bonsai ainda estar vinculado diretamente a Belvedere Plantas, criamos a marca Bonsai do Campo e em outubro de 2007, realizamos um projeto audacioso que foi a realização do I Encontro Nacional do Bonsai Rural. Audacioso pela dificuldade aparente em levar os participantes do evento para o “meio do mato” e fazê-los vivenciar de perto a realidade de um grande viveiro de plantas ornamentais. O evento foi um sucesso e, apesar das dificuldades, conseguimos concretizar o sonho de realizarmos um evento de grandes proporções na fazenda. Os participantes, que representaram vários estados do Brasil, além de alguns países da América do Sul, puderam deslumbrar de toda a beleza e o encanto das riquezas naturais da região.

Vista aérea Bonsai do Campo

Como resultado do desmembramento dos viveiros Belvedere, a Bonsai do Campo ganhou vida própria e autonomia, e o sonho tornou-se realidade. Em outubro de 2009, a empresa foi oficialmente constituída tendo como sócios; o Eng. Agrônomo Carlos Tramujas, o também Eng. Agrônomo Edson Bruno Anderman e seu pai, o empresário Bruno Anderman, um dos ex-sócios do antigo viveiro. Neste mesmo período também iniciamos a construção da nova sede em uma área que ultrapassa os 60 hectares, e, a partir de Janeiro de 2013 começamos a operar nas novas instalações da Bonsai do Campo. A cada ano que passa buscamos melhorar nossas instalações e aprimorar nosso sistema de cultivo e modelagem das árvores, para obtermos resultados ainda mais satisfatórios. Agora em 2020 nossa empresa já conta com mais de 25 funcionários e continuamos seguindo com o mesmo ideal; a produção e a comercialização exclusivamente de bonsai e pré-bonsai.

WhatsApp chat