Estrutura do Viveiro

Conheça um pouco mais sobre o sistema de produção e os setores do viveiro.

A Bonsai do Campo é, hoje, o maior viveiro especializado na produção e comercialização de pré-bonsai e bonsai do Brasil.

Uma área construída com mais de 500 m² abriga o escritório e dá o suporte necessário a parte operacional e de logística, produção de bonsai e armazenagem de produtos.

Em mais de 5.000 m² de sombrite com irrigação automática, criamos as condições ideais para a produção e armazenagem de bonsai em grande escala mantendo sempre a qualidade e as características primordiais desta arte milenar.

Produção

Desenvolvemos no viveiro o sistema de produção completo, utilizando as mais diversas e modernas técnicas de propagação, tais como; semeadura, enraizamento de estacas, alporquia e enxertia entre outros. Para isso, contamos com toda a estrutura necessária que hoje se divide em setores específicos.

Setor de enraizamento

O setor de enraizamento é o berçário do viveiro, onde tudo começa. Utilizamos canteiros elevados e um sistema automático de nebulização. Os canteiros estão localizados em um sombrite com malha de 50% de sombra e o processo de enraizamento pode variar de 06 a 18 meses, dependendo da espécie e da maior ou menor dificuldade em enraizá-la. É um processo delicado e exige muita técnica e experiência para a obtenção de bons resultados. Falta ou excesso de água, porcentagem do hormônio, tipo de substrato, intensidade de luz e a fitossanidade dos canteiros são variáveis que, se não forem bem controladas, podem resultar na perda total de um lote de estacas. O setor comporta uma produção simultânea de mais de 450 mil estacas por ano e atualmente trabalhamos com mais de 100 espécies diferentes, todas voltadas para a produção de bonsai e pré-bonsai.

Setor de bandejas

É a seguinte etapa, onde as estacas já enraizadas são transplantadas para bandejas com o intuito de fortalecer a planta, propiciando um melhor crescimento da parte aérea e o fortalecimento das raízes. Esse período pode levar de 06 a 18 meses e também é uma fase bastante delicada, portanto a utilização de malha de sombrite e irrigação automática são fundamentais para garantir um bom pegamento das estacas recém transplantadas. Após o período necessário, é feita uma seleção conforme o planejamento de produção, e uma porcentagem do lote é destinado ao plantio no campo. Outra porcentagem irá para potes plásticos quando o objetivo for a formação de plantas de pequeno porte.

Plantio no campo

Conforme o objetivo de produção, a porcentagem selecionada do material proveniente do setor de bandejas agora é plantada no campo, seguindo os princípios básicos da agricultura, tais como; preparo do terreno, análise do solo, correção do PH, adubação, etc…

As plantas destinadas ao campo ficam no mínimo um ano plantadas no chão, onde recebem todos os tratamentos necessários, tanto fitossanitários como de podas sucessivas e conduções com tutoramento para modelagem. Não existe um período máximo para que as plantas fiquem no campo, já que isso dependerá do porte da planta que se deseja obter no processo de produção. Atualmente a área de plantio no campo gira em torno de 10 hectares com aproximadamente 200 mil plantas de diferentes espécies e tamanhos.

Setor de crescimento

Nesta fase, as plantas são cultivadas em potes plásticos e o objetivo principal é conseguir um incremento significativo não só de tamanho, como também de diâmetro de tronco. Iniciamos neste momento um processo de adubação controlada e podas sucessivas, sendo que esses processos podem variar conforme o objetivo da produção e a espécie que esta sendo cultivada. Após um período que, pode variar de 12 a 36 meses, a planta poderá ser utilizada na produção do bonsai, ou então ser comercializada como pré-bonsai.

.

Setor de pré-bonsai

É o setor onde consideramos que as plantas já podem ser comercializadas como pré-bonsai. As plantas que constituem este setor são provenientes do Setor de crescimento e de plantas arrancadas do campo, onde o processo de arranquio normalmente ocorre entre os meses de junho a setembro. Chamamos a essa colheita de “safra” e normalmente as plantas recém arrancadas do campo só podem ser comercializadas após passarem pelo período de curagem, onde elas emitem raízes novas e começam o processo de brotação. Dependendo da espécie e do porte da planta, esse período pode durar de 3 a 12 meses para que estas estejam em ponto de comercialização sem oferecer risco ao cliente.

O setor destinado à armazenagem de pré-bonsai e plantas em potes ultrapassa os 20.000 m² de área com irrigação automática, sendo que atualmente contamos com mais de 50.000 plantas em estoque.

.

Setor de bonsai

Após todo o processo de produção descrito acima, finalmente chegamos ao Setor de bonsai, onde as plantas são colocadas em vasos. Trabalhamos somente com vasos de cerâmica esmaltados de primeira linha e nos mais diversos tamanhos e modelos. O processo se inicia de acordo com o esquema previamente elaborado de produção e com a seleção do material que irá para o vaso.

A seleção de plantas e vasos, e a harmonia entre esses dois elementos, regem o sistema de produção. Mão de obra especializada e muito treinamento são imprescindíveis para um bom resultado, pois as pessoas responsáveis pelo plantio deverão identificar sem dificuldades, a frente da planta, a inclinação do tronco e a posição da mesma no vaso, no momento do plantio. Na composição do substrato que utilizamos, procuramos buscar o equilíbrio entre os elementos fundamentais para o bom desenvolvimento da árvore, que é a aeração do solo, retenção de água, nutrientes e uma boa drenagem.

O período de “curagem”, ou seja, o tempo necessário que a planta leva para se recuperar nesta fase, pode variar de 3 a 9 meses, dependendo da espécie e da época do ano que estamos trabalhando. O controle fitossanitário durante todo o processo de produção é bastante rigoroso, pois nosso objetivo principal é trabalharmos somente com bonsai saudáveis e vigorosos. Um sombrite com mais de 2.400 m² e capacidade para 10 mil bonsai, fornece os requisitos básicos para um excelente cultivo e desenvolvimento das plantas. Uma adubação controlada e periódica, assim como podas sucessivas, compõe o resultado final do trabalho; o bonsai pronto para a comercialização.

Setor de expedição

O setor de expedição é o responsável para preparar os bonsai e os pre bonsai para os mais diferentes tipos de envios. Hoje a grande maioria de nossas entregas são realizadas com nosso caminhão próprio que esta devidamente adaptado para transportar uma grande quantidade de bonsai e pre bonsai sem risco de danos ou perdas. Fazemos rotas periódicas de entregas e vendas por diversos estados do Brasil. Para as regiões que não fazem parte desses destinos habituais, utilizamos transportadoras de nossa confiança e um sistema de embalagem diferenciado que garante a integridade dos bonsai. Quer saber mais sobre as regiões que atendemos? Entre em contato!!

Objetivos

Os objetivos de nossa empresa e o tipo de produto que comercializamos.

A Bonsai do Campo é uma empresa especializada na produção e comercialização de bonsai e pré- bonsai. Nosso objetivo principal é difundir a arte do Bonsai por todo o Brasil, produzindo um material de boa qualidade e com um preço acessível. Trabalhamos com as espécies mais tradicionais dentro do mundo do bonsai e com vasos de cerâmica de qualidade, procurando sempre manter os princípios básicos com relação à harmonia e proporção.

Trabalhamos com duas linhas distintas de produtos:

A primeira linha está relacionada com a produção em grande escala de bonsai comercial, e está direcionada aos lojistas que queiram trabalhar com um produto de qualidade, proporcionando assim aos seus clientes, a possibilidade de ingressarem no fascinante mundo do bonsai.
Os principais clientes da Bonsai do Campo são os Garden Centers, Floriculturas e lojas especializadas na comercialização de bonsai e pré-bonsai. Neste caso, as vendas são no atacado e a grande maioria das entregas é feita com um caminhão próprio. Hoje atendemos diversos estados, tais como; Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quando necessário, fazemos envios por transportadoras para atender os locais que não estão dentro de nossas rotas convencionais.

Nossa linha de bonsai comercial visa também atender a demanda de Brindes, para aquelas empresas que desejam realizar eventos, e com a certeza que estas datas ficarão marcadas por um presente especial e diferenciado.

Apesar do foco principal da empresa ser as vendas de bonsai no atacado, e portanto direcionado aos lojistas, também atendemos no viveiro os consumidores finais e neste caso fazemos vendas no varejo. Procuramos sempre passar a melhor informação sobre a espécie e o cultivo para auxiliar os iniciantes no sucesso na arte do bonsai.

Por sinal, uma visita ao viveiro é sempre bem-vinda!
Recebemos com frequência visitas de Clubes e Associações de Bonsai de todo o Brasil e procuramos sempre dar um atendimento especial e com preços diferenciados durantes as visitas. O melhor é entrar em contato e agendar a visita do grupo com antecedência para tornamos sua visita ainda mais agradável.

Durante as visitas dos grupos, normalmente organizamos aulas guiadas pelo campo com o intuito de mostrar nossos diversos sistemas de produção assim como o desenvolvimento das plantas no campo. Formar e modelar a planta no chão também é uma arte e um processo bastante trabalhoso que costuma surpreender os visitantes.

A segunda linha esta voltada para a produção de material para os “hobistas” e para os profissionais do bonsai, ou seja, para aqueles que desejam adquirir um bonsai ou um pré-bonsai de maior porte e qualidade para trabalhar, dar cursos, fazer demonstrações ou apresentar em exposições.

A Bonsai do Campo possui uma linha de Bonsai que denominamos de “Premium”. Neste setor produzimos e cultivamos somente bonsai de maior qualidade. São peças únicas e com muitos anos de cultivo e modelagem.

Liquidambar
Acer palmatum Deshojo
Jaboticaba híbrida
Loropetalum rubrum

Na reformulação do nosso site decidimos disponibilizar para venda também exemplares grandes e de maior qualidade, assim como, bonsai de pequeno porte selecionados e inclusive alguns plantados em vasos de grandes artistas da cerâmica nacional. Prés-bonsai de qualidade também estão presentes para proporcionar um melhor resultado nos trabalhos realizados pelos amantes da arte do bonsai. Hoje temos a estrutura o Know How necessários para fazer uma dessas maravilhas chegar até você!

Acer buergerianum

Acer palmatum
Caliandra vermelha

História

A história da Bonsai do Campo, o maior viveiro de produção e comercialização de bonsai do Brasil

O Bonsai do Campo esta localizada na zona rural de Porto Amazonas, uma pequena cidade distante 80 km de Curitiba. Porto Amazonas é conhecida como Terra da Maça, pois é o segundo produtor da fruta no estado do Paraná. A convivência diária com grandes áreas de plantações, pomares, matas nativas e a exuberância do Rio Iguaçu, gerou o conceito do bonsai vindo diretamente da sua origem, ou seja, o “Bonsai do Campo”.

Tudo começou com as consultorias do Eng. agrônomo Carlos Tramujas no sentido de aprimorar o sistema de produção de plantas para pré-bonsai e bonsai já existente no Viveiro Belverede Plantas em Porto Amazonas. O setor de Bonsai da Belvedere naquele momento era administrado pelo também Agrônomo Edson Bruno Anderman. Essa parceria prosperou e os resultados superaram as expectativas.

Carlos Tramujas e Edson Bruno Anderman

No início de 2007, apesar do setor de bonsai ainda estar vinculado diretamente a Belvedere Plantas, criamos a marca Bonsai do Campo e em outubro de 2007, realizamos um projeto audacioso que foi a realização do I Encontro Nacional do Bonsai Rural. Audacioso pela dificuldade aparente em levar os participantes do evento para o “meio do mato” e fazê-los vivenciar de perto a realidade de um grande viveiro de plantas ornamentais. O evento foi um sucesso e, apesar das dificuldades, conseguimos concretizar o sonho de realizarmos um evento de grandes proporções na fazenda. Os participantes, que representaram vários estados do Brasil, além de alguns países da América do Sul, puderam deslumbrar de toda a beleza e o encanto das riquezas naturais da região.

Vista aérea Bonsai do Campo

Como resultado do desmembramento dos viveiros Belvedere, a Bonsai do Campo ganhou vida própria e autonomia, e o sonho tornou-se realidade. Em outubro de 2009, a empresa foi oficialmente constituída tendo como sócios; o Eng. Agrônomo Carlos Tramujas, o também Eng. Agrônomo Edson Bruno Anderman e seu pai, o empresário Bruno Anderman, um dos ex-sócios do antigo viveiro. Neste mesmo período também iniciamos a construção da nova sede em uma área que ultrapassa os 60 hectares, e, a partir de Janeiro de 2013 começamos a operar nas novas instalações da Bonsai do Campo. A cada ano que passa buscamos melhorar nossas instalações e aprimorar nosso sistema de cultivo e modelagem das árvores, para obtermos resultados ainda mais satisfatórios. Agora em 2020 nossa empresa já conta com mais de 25 funcionários e continuamos seguindo com o mesmo ideal; a produção e a comercialização exclusivamente de bonsai e pré-bonsai.